segunda-feira, 1 de junho de 2009

Opções para Harry Potter

Me espantei ao flagrar três alunas da 2ª série do ensino médio lendo livros em sala de aula, ou melhor, lendo... Fiquei admirado ao constatar que não eram os da série "Harry Potter", da britânica J. K. Rowling (1965), um dos raros títulos vistos na companhia de alguns poucos adolescentes da rede pública estadual de ensino. Um era "A mão e a luva" de Machado de Assis (título obrigatório em diversos vestibulares e de trabalhos escolares) e os outros eram dois exemplares de "crepúsculo" (Twilight; ed. Litle Brow, USA, 2005) _ editado em 2008 no Brasil pela Intrinseca _ escrito pela norte-americana, Stephenie Meyer (1973). Um livro (popularizado pelo filme) enredado ao romance proibido entre uma humana e um vampiro. A escolha da capa, conforme a autora, é uma referência a sua releitura do "pecado original". Já havia visto o filme (antes dos 5 prêmios "mordidos" das 7 categorias em 2009 do MTV Movie Awards) e tornei a assistí-lo _ admito com um pouco mais de boa vontade _ mas, como não tenho mais 17 anos continua não me agradando.
A crítica recebeu a publicação com um misto de entusiasmo (pelo olhos do mercado), reservas e adendos (pelos olhos da sensibilidade artística). A "Publishers Weekly", por exemplo, vê como metáforas a paixão cega de Edward Cullen por Bella Swan (personagens principais) como relação de risco entre adolescentes e a "luta interna de Edward" retratando a tensão sexual nesta fase da vida. Neste sentido, a analogia ao caráter "crepuscular" da trama emocional vivida por qualquer adolescente é evidente. Outros o veem pelo prisma crítico ressaltando os apelos excessivos à magia e ao romance "açucarado" e fácil.
Perguntei às alunas se já tinham lido algum livro do escritor André Vianco, nascido na capital São Paulo e criado em Osasco, o qual foi me foi apresentado por alunos da mesma série de uma escola pública federal. "Nunca ouviram falar". Foi o seu segundo livro, "Os Sete", lançado em 2001 pela editora Novo Século que abriu as portas para o autor. Trata-se, também, de um série de romances envolvendo vampiros, porém _ aparentemente _ melhor elaborado, menos byroniano e, certamente _ por enquanto _ sem a "alavanca" do cinema para torná-lo reconhecido e lido. Vamos ver como ficam as coisas depois de filmado, isto já está acontecendo. Olha Só!... Ler tanto faz o que, até que se possa ter o hábito de saber escolher.
Sites oficiais dos escritores:

3 comentários:

  1. Nossa, gostei de saber qe existem garotas no 2º ano que também leem a "Saga de Crepúsculo", eu primeiramente assisti ao filme ! E agora começei a ler os livros, confesso que não tenho o hábito de ler, mas esse livro me chamou a atenção; porque só costumo ler poesias ! E tenho várias amigas que já leram os 3 primeiros livros dessa Saga !

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e comentário. Se possível, sugira algum livro de poesias, autor ou alguma poesia que você goste para que possamos conhecer. E quando ler os outros livros da saga, nos conte o que achou.
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Interessante a colocação a respeito da obra
    de André Carneiro e a Profa Mary Elizabeth
    de literatura brasileira sobre a ficção científica brasileira,povo dócil,feliz em
    antítese a anglo-americana,robot,aliens,navy.
    Valeu Adriano ,continue blogando.

    ResponderExcluir