domingo, 7 de junho de 2009

5 dicas de práticas antiecológicas



  1. Não use sacolas de pano. Continue a fazer suas compras servindo-se das intermináveis sacolas plásticas, "logicamente" você vai conseguir produzir o equivalente em lixo doméstico para _ rapidamente _ descartar todas elas no meio ambiente. Assim você terá _ numa só sacada _ resolvido três problemas: destinação do lixo (parecido com aquele lugar mágico da infância onde os hambúrgueres nascem prontinhos nas ilhas frigoríficas dos mercados), do acúmulo de sacolas no "puxa-saco" estourando da sua casa (Só quero ver!...rs) e, por último, ou melhor, por ultimato, o reforço a toda educação ante-ambientalista de sua família.


  2. Use e abuse dos detergentes e outros produtos químicos para limpeza, ao invés de tentar outras opções de limpeza não tão agressivas ao meio ambiente. Resigne-se a sua condição anti-ecológica e não faça, por exemplo, dissolver na mesma proporção água e vinagre branco com um pouco de bicabornato de sódio (somente água e vinagre ao limpar coisas mais sensíveis). Com a ajuda de uma esponja natural (ou esponja de aço) você conseguiria limpar tudo aquilo que limparia com detergente.


  3. Persevere em jamais assistir algum programa de TV Cultura, principalmente ao Repórter Eco. Se ligar a televisão e der de cara com o "cara-pálida" Washington Novaes, deligue-a imediatamente e retire as crianças da sala. Se ainda houver crianças... É eminente o perigo de alguma alfabetização ambiental.


  4. Inseticidas são excelentes, inclusive quando inalados pelos seres humanos, plantas e animais domésticos. Outras opções que você não deve usar é açúcar queimado, melado e água, disposto em tiras de papelão, pois repele insetos. Farinha de trigo, gesso calcinado, açúcar e bicabornato de sódio elimina baratas. Pequenos pires de café espalhados por toda casa ninguém merece, mesmo sendo ótimo contra formigas.


  5. Sempre prefira produtos não recicláveis, como papéis toalhas aos panos, serão menos árvores sugismundas no mundo. Dê preferência aos produtos que vem protegidos por isopor, pois tal material é totalmente não biodegradável. Daqui até a "eternidade" aquelas embalagens de espuma de poliestireno (isopor) estararãoconservatíssimas.
  • foto do rio Tietê poluído na região de Salto (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário